Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

<i>Blue Bus</i> registra surpresa de editor com notícia de plágio

Arquivado em:
Sexta, 20 de Fevereiro de 2004 às 14:15, por: CdB

O jornal online Blue Bus, especializado em mídia e marketing, registrou nesta quarta-feira a surpresa deste editor ao tomar conhecimento que o Correio do Brasil, fundado em 01 de janeiro de 2000, teve seu nome plagiado em Portugal. Reproduzimos aqui a matéria publicada em Blue Bus.

Correio do Brasil, mesmo nome aqui e lá 07:56 A noticia ontem do lançamento em Portugal do 'Correio do Brasil', um semanario dirigido aos brasileiros residentes naquele país, leia aqui, provocou movimentaçao por aqui. Interessou a empresa carioca Thompson e Souza Comunicaçao, dona de um vespertino local homônimo. Em entrevista esta noite a Blue Bus, Gilberto de Souza, socio majoritario, declara que já buscou orientaçao juridica para contestar o titulo escolhido pela publicaçao portuguesa. Informa que o seu jornal, que circula apenas no Rio, foi fundado em 1o de janeiro de 2000 e que o processo de registro da marca junto ao INPI teve inicio em 2001. 19/02 Blue Bus
 Gilberto argumenta que, embora sem o registro definitivo, que só deverá sair em 2005, a marca 'Correio do Brasil' nao pode ser utilizada por nenhum outro jornal no país. Confrontado com o fato de Portugal ser outro territorio, embora o mesmo idioma, informa que a partir do ano que vem, a restriçao será aplicada "a praticamente todos os países do mundo", por conta de um acordo internacional sobre marcas. Entre outras providências, pretende impedir que o jornal português chegue ao Brasil a bordo de vôos da TAP - a distribuiçao em avioes da companhia seria uma estrategia do grupo Independente Global, responsavel pelo novo semanário que nasce em Lisboa. Souza disse que, por orientaçao de advogados, vai pedir ao INPI uma ratificaçao do registro e planeja entrar em contato com o grupo português para discutir o assunto.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo