Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Blitz flagra trabalho escravo no Pará

Arquivado em:
Sexta, 13 de Fevereiro de 2004 às 07:40, por: CdB

Uma operação da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e do Ministério Público do Trabalho no Pará encontrou no final da noite desta quinta-feira nove trabalhadores em condições semelhantes à escravidão na fazenda Cabaceiras, em Marabá (498 km de Belém).

Faziam parte do grupo um adolescente de 16 anos e um agricultor de 74 anos, Francisco Ferreira Lima. A propriedade está em nome de Evandro Mutran e pertence ao Grupo Jorge Mutran Exportação e Importação, segundo informou Marcelo Ribeiro Silbva, o procurador do Trabalho que acompanhou a operação.

Nas unidades da empresa em Belém e Marabá, a informação foi de que somente Evandro Mutran poderia falar sobre o assunto e que seria impossível encontrá-lo nesta sexta-feira.Os trabalhadores atuavam na limpeza da pastagem para o gado e na segurança dos animais e deveriam receber R$ 12 por dia, mas nada foi pago, segundo os fiscais. Algumas pessoas já estavam há 60 dias na fazenda.

No local, os fiscais encontraram carne podre com larvas de moscas destinada ao consumo dos trabalhadores. Segundo a DRT, há indícios de que mais grupos de trabalhadores escravos atuem no local. Cada pessoa deve receber uma indenização de cerca de R$ 1.200, segundo Silva.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo