Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Blair aceita viagens de cortesia e irrita britânicos

Arquivado em:
Quarta, 18 de Agosto de 2004 às 06:49, por: CdB

Dois continentes. Três mansões de luxo. Sol e mar sem fim. E uma cadeira cativa na primeira fila para os Jogos. Tudo cortesia de amigos. Este vem sendo um verão divertido para o líder britânico Tony Blair.

Pulando da mansão do cantor Cliff Richard em Barbados para a luxuosa villa do premier italiano Silvio Berlusconi, na Sardenha, Blair com certeza acha que merece um bom descanso. Afinal, ele acaba de passar pelo período mais difícil de seu governo - por causa do Iraque - e agora busca a terceira vitória na eleição geral, marcada para 2005.

Enquanto isso no seu país, onde o verão britânico foi interrompido por tempestades e o mar continua frio mesmo com o sol, a situação de Blair não parece nada boa. Seus adversários acusam o líder trabalhista de comportamento impróprio por se unir a um líder de direita extravagante (Berlusconi) e de arranhar a dignidade do governo ao aproveitar suas férias ao lado de amigos ricos.

- A cada novo estágio da 'Turnê Global Tony Blair com Cadeira de Descanso - a indignação, assim como o nível de mercúrio nos termômetros locais, aumenta", disse Tim Hames no jornal The Times.

- Sua visita à propriedade de Silvio Berlusconi pode ter sido a gota d'água- 

Na ausência de grandes notícias políticas internas, a mídia britânica passou a semana falando da visita de Blair ao homem que um membro do Partido Trabalhista chamou de "novo Mussolini".
Berlusconi, aliado de Blair na guerra ao Iraque, até apressou a construção de uma réplica de um anfiteatro grego para a chegada do amigo britânico e de sua esposa, Cherie. 

Autoridades do governo britânico dizem que Blair sempre paga pelos vôos de sua família e faz uma doação de caridade no lugar dos custos. Mas isso pouco ajudou a conter as críticas.
Antes da Itália, fotos do casal Blair no Caribe foram contrapostas a imagens do conflito no Iraque.

- Será que o Sol prejudica seus instintos morais?- questionou o jornal The Guardian, em geral pró-trabalhista.

Depois de Barbados, Blair parou na Grécia para a cerimônia de abertura das Olimpíadas. Depois foi para a Sardenha, de onde seguirá para a mansão do príncipe Girolamo Strozzi, na Toscana.

- Por que será que Tony Blair, político que conhece mais de relações públicas do que qualquer outra pessoa que conheço, fica completamente maluco a cada verão e comete suicídio de relações públicas?-  perguntou o ex-conselheiro de relações públicas do governo Charlie Whelan.

- Em vez de pagar pelas férias da própria família, como faz o restante do país, ele entra na viagem grátis mais monstruosa dos milionários do Mediterrâneo... Talvez ignore as críticas que está recebendo em casa- 

Apesar disso, uma pesquisa publicada nesta quarta-feira sugere que Blair vencerá a reeleição no próximo ano e que os eleitores não deverão fazer do Iraque um tema importante, mesmo com os debates sobre a guerra. O tema do Iraque apareceu em 10o. de uma lista de preocupações dos eleitores, depois do serviço de saúde e da educação, de acordo com a pesquisa ICM.

O gabinete de Blair, em Downing Street, tentou não incentivar o debate sobre as férias, insistindo que as viagens - incluindo 18 estadas grátis desde 1997, segundo a mídia - são um "assunto privado". Mas algumas pessoas saíram em defesa de Blair, dizendo que os ataques são sinal de inveja, falso moralismo e falta de argumentos reais dos oponentes.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo