Uma suposta fita de áudio de Osama bin Laden, transmitida nesta quinta-feira pela TV árabe Al Jazeera, em Dubai, ofereceu uma trégua aos europeus se eles retirarem suas tropas de países muçulmanos, mas prometeu continuar a luta contra os Estados Unidos e Israel. A voz na fita, que soou similar à de gravações anteriores tidas como genuínas, também afirmou que os ataques a trens em Madri em 11 de março foram uma resposta ao papel da Espanha no Iraque, no Afeganistão e no conflito com palestinos. Cento e noventa e uma pessoas morreram nos ataques.
``Ofereço uma trégua a eles (Europa) com um compromisso de interromper operações contra qualquer Estado que prometa parar de atacar muçulmanos ou interferir em seus assuntos'', disse a voz.
``O anúncio da trégua começa com a retirada do último soldado de nossa terra e a porta está aberta por três meses a partir da data do anúncio deste comunicado.''
A oferta à Europa parece ser uma tentativa de explorar diferenças transatlânticas sobre a guerra no Iraque e o processo de paz no Oriente Médio. Não foi possível ainda verificar a autenticidade da fita reproduzida pelo canal Al Arabiya e a Al Jazeera. Segundo a CIA, fitas anteriores creditadas a Bin Laden devem ser verdadeiras.
Acredita-se que o militante de origem saudita esteja se escondendo em algum lugar do Afeganistão ou da fronteira do Paquistão.