Os ministros Ricardo Berzoini, da Previdência Social, e José Dirceu, chefe da Casa Civil da Presidência da República, reúnem-se, daqui a pouco, com governadores de cinco estados para discutir a reforma previdenciária.
Segundo o governador de Minas Gerais e representante da região Sudeste, Aécio Neves, o objetivo da reunião é mostrar aos governadores se o governo federal tem intenção de modificar a proposta original de reforma da Previdência encaminhada ao Congresso Nacional e apresentar justificativas viáveis para as novas propostas.
Aécio Neves ressaltou que, sem contrariar interesses, não se fazem reformas dessa profundidade. Segundo ele, se o governo tiver alguma proposta alternativa e se ela, eventualmente, causar impactos negativos nas finanças dos estados, o governo deverá apresentar alternativas compensatórias.
O governador disse que a reforma tributária - que também está na pauta da reunião - pode ser uma dessas alternativas. Aécio Neves, que vai pedir o adiamento da leitura da reforma, disse que, se houver perdas com as mudanças, elas terão de ser compensadas.