Falando nesta quarta-feira em cerimônia realizada no salão Paulo VI, no Vaticano, em presença de cerca de 6.000 pessoas, o papa Bento XVI usou seu discurso da audiência geral das quartas-feiras para alertar os fiéis cintra o "grave vício" da soberba, e chamou os católicos a superá-la através do conhecimento da própria fraqueza e na ajuda dos próximo.
Após receber várias solicitações, o papa interrompeu suas férias, em Castelgandolfo, e foi à Santa Sé para a audiência. No comentário da catequese, o Sumo Pontífice advertiu que a soberba "destrói todas as virtudes em seu conjunto" e afeta "não só os medíocres e fracos, mas principalmente os que se colocaram no alto com o uso de sua força".
Ele acrescentou que "a 'grande tentação' dos soberbos é querer 'ser como Deus, juiz do bem e do mal'".
O papa chamou os fiéis a manter a "infância do espírito", que "é consciente de sua própria fragilidade mas confia na ajuda dos demais".
Ao término da cerimônia, Bento XVI cumprimentou em diversos idiomas os peregrinos, entre eles vários grupos de jovens que estão a caminho de Colônia (Alemanha) para a próxima Rodada Mundial da Juventude, que contará com a presença do sumo pontífice entre 18 e 21 de agosto.
Bento XVI adverte para o vício da soberba
Arquivado em:
Quarta, 10 de Agosto de 2005 às 07:17, por: CdB