Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

BC diz que corte de juros mostra cautela

Arquivado em:
Quinta, 22 de Abril de 2004 às 07:30, por: CdB

O Copom reduziu os juros este mês por entender que o repasse de preços do atacado para o varejo segue baixo, mas justificou a cautela de um corte pequeno citando o cenário de estabilidade macroeconômica e retomada da atividade.

"Um sintoma natural da normalização progressiva do ambiente macroeconômico é justamente o decaimento do ritmo médio dos cortes da taxa de juros", disse o Comitê de Política Monetária (Copom) na ata da reunião de abril, quando a Selic foi reduzida em 0,25 ponto para 16 por cento.

No documento, divulgado nesta quinta-feira, o Banco Central frisou que as reduções mais moderadas da taxa viabilizam "uma transição suave para um cenário duradouro de estabilidade com crescimento econômico".

O BC também afirmou que a política monetária cautelosa aumenta a possibilidade de que a inflação convirja para a meta. A ata disse ainda que vários indicadores corroboram sua avaliação de que a expansão da atividade econômica continua.

Superávit primário

O Brasil acumulou um superávit em transações correntes de US$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre de 2004, informou o BC, na ata do Copom. Os números das contas externas de março serão detalhados pela autoridade monetária na próxima terça-feira.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo