A governadora Rosinha Matheus, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson de Aguiar, inauguraram, nesta quarta-feira, as novas instalações do 31° BPM (Barra da Tijuca), que já contará com sistema de dez câmeras de vigilância nas vias públicas da região. A unidade, anteriormente instalada no Recreio dos Bandeirantes, num prédio construído originalmente para abrigar o Posto de Policiamento Comunitário do 18º BPM (Jacarepaguá), fica na Avenida Salvador Allende 5.500, em uma área total de 24 mil m², com a parte edificada ocupando 2,8 mil m². Na construção do batalhão, foram investidos R$ 4,9 milhões, além de R$ 800 mil para mobiliário e equipamentos.
O novo batalhão terá salas de monitoramento de câmeras, de planejamento e de instruções; depósito de material bélico; pátio interno; alojamento para policiais; dois ranchos (para oficiais e praças); e gabinetes médico, dentário e atendimento psicológico, proporcionando mais conforto para os integrantes da corporação e para a comunidade atendida pelo batalhão. Além do efetivo existente proveniente da antiga sede, serão transferidos, no primeiro momento, 20 policiais militares e duas novas viaturas, que atuarão na região do Joá, Joatinga, Itanhangá, Recreio dos Bandeirantes, Tijuquinha, Vargem Grande, Vargem Pequena e Barra da Tijuca, aumentando a sensação de segurança dos moradores e reforçando o compromisso da corporação com a população do Rio de Janeiro.
Serão empregados, também, 74 reservistas da paz em pontos sensíveis da área mencionada e soldados do Grupamento Especial Tático Motorizado em pontos críticos nas zonas residenciais, visando diminuir os delitos contra o patrimônio na parte noturna. Na sala de monitoramento com câmeras, policiais militares poderão acionar com maior rapidez as viaturas em pronto socorro aos chamados, prestando um serviço de melhor qualidade. Além disso, nos fins de semana, motos e bicicletas percorrerão a orla, somando-se ao efetivo da Operação Praia, que tem trazido ostensividade e visibilidade, propiciando tranqüilidade para os usuários do litoral da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
Na antiga sede, será instalada a 4ª Companhia Orgânica do 31° Batalhão, comandado pelo tenente-coronel Paulo Augusto do Couto Mouzinho, para que não haja descontinuidade de policiamento na região.