O presidente do Barcelona, Joan Laporta, embarcou para a China para tentar fechar com autoridades chinesas o primeiro acordo de patrocínio para a camisa do clube, informou a imprensa espanhola nesta quinta-feira.
Uma delegação do clube vai se reunir com as autoridades da China para acertar os últimos detalhes da transação para que o Barça estampe em seu uniforme a propaganda dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, a partir da próxima temporada.
O jornal catalão El Mundo Deportivo disse que se o contrato de cinco anos for concretizado renderá aos cofres do clube um ganho de 19 milhões de euros (24,65 milhões de dólares) por temporada além de um bônus por resultado.
Após os Jogos Olímpicos, o clube promoveria em sua camisa os Jogos Asiáticos de 2010, que será realizado em Gangzhou.
- Nas últimas horas recebemos um convite do governo chinês - disse o vice-presidente de marketing do clube, Marc Ingla, à rádio RAC1.
- O objetivo é discutir alguns detalhes finais que ainda faltam resolver, mas estamos prontos para avançar também. Podemos ou não voltar com um acordo, mas o que está claro é que os valores e a qualidade do negócio são muito importantes - ressaltou.
O Barcelona fez uma pequena pré-temporada na China ano passado e deve voltar ao país em agosto. Se o acordo de patrocínio for fechado, daria um impulso nas pretensões da equipe no mercado asiático.
Barcelona e Athletic de Bilbao são os dois únicos times da primeira divisão espanhola que não têm patrocínio em suas camisas, porém o Bilbao promoveu o governo Basco em algumas partidas da Copa da Uefa nesta temporada.
O Barça está se aproximando do primeiro título em seis anos. A equipe lidera a competição com seis pontos de vantagem sobre o Real Madrid, faltando quatro rodadas para o final.