O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) anunciou a criação em breve de um fundo de 600 milhões de dólares para ajudar os países da Ásia afetados pelo maremoto de 26 de dezembro.
O fundo concederá doações para a ajuda técnica de emergência e projetos de investimentos destinados à reconstrução e reabilitação na Índia, Indonésia, Maldivas, Sri Lanka e Tailândia.
O organismo informou ainda que o fundo aceitará contribuições de fontes bilaterais, multilaterais e individuais, incluindo empresas e fundações.
O compromisso financeiro do BAD em favor das vítimas do maremoto chega a 775 milhões de dólares, pois a instituição já destinara 175 milhões provenientes de outros programas de ajuda.
O BAD organizará em 18 de março uma reunião internacional que examinará a situação da reconstrução e as promessas de doações, além de estabelecer as necessidades para os próximos quatro ou cinco anos.
O evento contará com a presença de ministros dos países afetados, doadores e altos representantes das Nações Unidas, Banco Mundial e outras organizações multilaterais.
O maremoto de dezembro deixou quase 300.000 mortos.
BAD cria fundo para ajudar países vítimas do maremoto
Arquivado em:
Sexta, 18 de Fevereiro de 2005 às 05:41, por: CdB