Segundo o estudo, 86% do público pesquisado avaliam que a democracia não é respeitada desde que a presidenta Dilma Rousseff foi cassada.
Por Redação - de São Paulo
Aumentou a percepção popular quanto ao rompimento com a democracia no Brasil, após o golpe de Estado em curso desde Maio do ano passado. Para mais de 80% dos brasileiros, o país hoje é governado por golpistas. Estas constatações constam da pesquisa Ipsos publicada na edição deste domingo do diário conservador paulistano Estado de S. Paulo.
Segundo o estudo, 86% do público pesquisado avaliam que a democracia não é respeitada desde que a presidenta Dilma Rousseff foi cassada, em um golpe jurídico-parlamentar, apoiado pela mídia conservadora. Para 94% dos entrevistados, o grupo do ex-vice-presidente Michel Temer, que tomou o poder, não representa os eleitores.
"A onda de negativismo contamina a percepção sobre a própria democracia. Apenas a metade da população considera que esse é o melhor regime para o Brasil. Um terço afirma que não é. Quando os eleitores são questionados especificamente sobre o modelo brasileiro, a taxa de apoio é ainda menor: 38% consideram que é o melhor regime; e 47% discordam. A pesquisa também mostra que 74% são contra o voto obrigatório", indica ainda a pesquisa.