Pelo menos 14 pessoas morreram e 29 ficaram feridas após a explosão de quatro bombas no nordeste do país. Esse é um dos maiores ataques do Boko Haram nos últimos anos
Por Redação, com DW - de Abuja:
Uma série de atentados a bomba deixou no dia anterior pelo menos 14 mortos e 29 feridos na Nigéria. O grupo extremista Boko Haram reivindicou o ataque, que ocorreu em um subúrbio de Maiduguri, a principal cidade no nordeste nigeriano.
Segundo o porta-voz da polícia, Victor Isukwu, dois homens e duas mulheres suicidas detonaram as bombas em regiões bastante movimentadas de Muna Gari. A primeira explosão ocorreu no pátio de orações da mesquita local. Outras três explosões se sucederam na mesma área.
Esse foi o maior ataque terrorista do Boko Haram dos últimos anos. O grupo extremista deseja impor um estado islâmico no norte da Nigéria, país dividido entre as religiões cristã e muçulmana.
Os ataques
Os ataques terroristas aumentaram nos últimos meses no nordeste do país; apesar da perseguição a combatentes do grupo pelas forças de segurança nigeriana. Os jihadistas já foram expulsos de vários territórios. Mas continuam sendo uma ameaça na Nigéria e em países da sua fronteira nordeste.
Desde o início da ofensiva do Boko Haram, em 2009, mais de 20 mil pessoas morreram e cerca de 1,9 milhão tiveram que deixar as suas casas, segundo as Nações Unidas.