Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2025

Ataque dos EUA deixa mesquita em chamas no Iraque

Arquivado em:
Segunda, 11 de Outubro de 2004 às 13:12, por: CdB

Fuzileiros navais norte-americanos entraram em confronto com rebeldes perto a uma mesquita na região Oeste do Iraque nesta segunda, levando a Força Aérea dos EUA a intervir no combate, deixando o santuário em chamas.

Segundo um porta-voz dos EUA, os soldados foram atacados por cerca de 100 rebeldes perto da cidade de Hit, 170 km a oeste de Bagdá, e ficaram em combate por quase uma hora.

- Algumas forças anti-Iraque assumiram posições de combate em uma mesquita - disse o porta-voz em Bagdá. - O ataque aéreo foi acionado contra a mesquita. O local sofreu dano parcial e está em chamas - disse ele.

Não ficou claro se a mesquita era xiita ou sunita, porém a grande maioria das pessoas na Província de Ambar, onde aconteceu o confronto, são muçulmanos sunitas. A área foi palco de muitas rebeliões nos últimos 18 meses, particularmente nas cidades de Falluja e Ramadi, que são vizinhas a Hit.

Hit fica na principal rodovia que segue o rio Eufrates em direção à Síria, uma rota que as forças norte-americanas suspeitam que esteja sendo usada para a entrada de armas para as guerrilhas.

As forças norte-americanas já haviam se envolvido em conflitos perto de mesquitas no Iraque, principalmente na cidade de Najaf, mas apenas pequenos prejuízos haviam sido causados aos templos.

Os rebeldes frequentemente acusam os Estados Unidos de atacar mesquitas, enquanto as forças norte-americanas afirmam que os rebeldes usam os locais como abrigo para lançar seus ataques.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo