A Inglaterra recebeu uma multa de 45 mil francos suíços pelo que a Fifa descreveu como "exibição de um símbolo político" nas camisas dos jogadores e ao redor do estádio
Por Redação, com Reuters - de Londres:
As Associações de Futebol da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales foram multadas por exibir papoulas em eliminatórias da Copa do Mundo no mês passado, informou a Fifa nesta segunda-feira.
A Inglaterra recebeu uma multa de 45 mil francos suíços pelo que a Fifa descreveu como "exibição de um símbolo político" nas camisas dos jogadores e ao redor do estádio na vitória por 3 a 0 sobre os escoceses em Wembley. Além de mau comportamento da torcida.
A Escócia foi multada em 20 mil francos suíços por usar o mesmo símbolo político. Por problemas de torcida. O País de Gales recebeu uma punição do mesmo valor e a Irlanda do Norte uma multa de 15 mil francos suíços. Por exibir símbolos políticos nos jogos que disputaram em casa contra Sérvia e Azerbaijão, respectivamente.
Todas as partidas foram realizadas em novembro perto do Domingo da Rememoração. Quando o Reino Unido presta homenagem. Muitos usam papoulas como forma de demonstrar. Aos soldados que perderam a vida nas duas Guerras Mundiais.
Comemorações específicas
– Não é nossa intenção julgar ou questionar comemorações específicas. Já que respeitamos totalmente o significado de tais momentos e seus respectivos países. Cada um dos quais com sua própria história e formação – disse Claudio Sulser, presidente do comitê disciplinar da Fifa.
– Entretanto, tendo em mente que as regras precisam ser aplicadas de forma neutra. Justa a todas as 211 associações de membros da Fifa, a exibição. Entre outros, de qualquer símbolo político ou religioso é estritamente proibida. No estádio e no gramado, só existe espaço para o esporte, e nada mais.