Um porta-voz oficial das ONU, informou nesta quinta~feira que um número incomum de presidentes, primeiros-ministros e ministros das Relações Exteriores vão participar, este ano, da Assembléia Geral da ONU, que começa no dia 21 de setembro.
O porta-voz Fred Eckhard disse que não sabe qual é o motivo que atraiu um número tão significativo de chefes de Estado, de governo e ministros. -Pelo menos 175 altos dignatários vão participar da Assembléia neste ano- disse Eckhard.
Funcionários da sessão de protocolo informaram que até agora está confirmada a presença de 67 presidentes, 27 primeiros-ministros, dois vice-presidentes e pelo menos 80 ministros das Relações Exteriores.
Esta sessão registrou o maior número de líderes participantes desde a Assembléia Geral do Milênio, do ano 2000, quando 143 presidentes e primeiros-ministros, além de dezenas de ministros do Exterior tomaram parte.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e o presidente dos EUA, George W. Bush, vão discursar no dia 21, na abertura da sessão de duas semanas.
No dia 20 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de conferência, ao lado de vários chefes de Estado, para tratar da busca de soluções para a fome e a pobreza no mundo.
Os Estados Unidos, Rússia, União Européia e Nações Unidas, chamados principais conselheiros do Oriente Médio, tem encontro marcado durante a assembléia, além de inúmeras outras conversas e eventos bilaterais.