Uma escultura da modelo Kate Moss, contorcida numa posição de ioga, será exibida pela primeira vez numa galeria de arte em Groningen, na Holanda. Batizada de "Esfinge", a estátua retrata a modelo inglesa de 32 anos com seus tornozelos atrás da cabeça. Uma série de cinco esculturas do artista Marc Quinn retratando Kate Moss - incluindo a "Esfinge" - será exibida em Nova York pela primeira vez em 2007.
A modelo de 32 anos não teve de se contorcer para posar para o artista, que trabalhou com uma modelo posando para a posição de ioga, e com Kate Moss visitando seu estúdio só para fazer os moldes de suas mãos e pés. Moss passou por maus momentos nos últimos meses, depois de ter tido fotos suas publicadas num tablóide supostamente consumindo drogas, fato pela qual ainda está sendo investigada.
Um retrato da modelo, feito pelo artista Lucian Freud, foi arrematado num leilão por £ 3,93 milhões (cerca de R$ 14 milhões). A última obra de Quinn, um nu da artista plástica Alison Lapper, grávida, fica num pedestal em Trafalgar Square, em Londres, e chama a atenção pelo fato de Lapper ser deficiente física, tendo nascido sem os braços e com as pernas encurtadas devido a uma doença congênita.
O artista também é famoso por usar materiais mais incomuns em suas obras como gelo, pão, sangue, chumbo e até DNA.