Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Arábia Saudita promete manter folga na produção de petróleo

Arquivado em:
Domingo, 10 de Outubro de 2004 às 13:40, por: CdB

O maior exportador de petróleo do mundo, a Arábia Saudita, prometeu neste domingo manter uma oferta excedente para proteção de até 2 milhões de barris por dia para suprir um crescimento futuro da demanda.

- Não há falta de petróleo, não haverá falta de petróleo e estamos dispostos a suprir a demanda à medida que ela cresça - disse o ministro do Petróleo saudita, Ali al-Naimi, a repórteres, antes de uma feira do setor nos Emirados Árabes.

O maior aumento na demanda pela commodity em uma geração pressionou os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) a ampliar a capacidade de produção.

Os 11 membros da Opep elevaram a produção para mais de 30 milhões de barris por dia --nível máximo em 25 anos-- e apenas a Arábia Saudita tem produção excedente.

O ministro do petróleo disse que Riad está produzindo agora 9,5 milhões de barris por dia e pode produzir 1,5 milhão de barris adicionais imediatamente se os consumidores precisarem de mais produto.

- Planejamos manter a capacidade de produção excedente de entre 1,5 e 2 milhões de barris por dia num futuro próximo.

O aumento recente do preço do petróleo para além dos 50 dólares por barril levou Riad a elevar sua capacidade de produção oficial em 500 mil barris por dia, para 11 milhões de barris.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo