A fabricação de um aparelho híbrido, com funções de celular e player de mídia digital, está a um passo de deixar as pranchetas de desenho da Apple Computer para ganhar as ruas. Desde o lançamento do iPod, há cinco anos, a empresa vendeu mais de 67 milhões desses aparelhos e mais de 1,5 bilhões de canções em sua loja online iTunes. Agora, o presidente-executivo da companhia, Steve Jobs, e a Apple estão prontos para lançar o produto que o mercado designa como iPhone, talvez já em janeiro do ano que vem, na conferência Macworld com que a empresa inicia cada ano novo, dizem analistas.
- Do ponto de vista técnico, o aparelho está praticamente pronto. Trata-se de uma grande empreitada e acreditamos que esteja além da especulação - disse Shaw Wu, analista da American Technology Research.
Nas últimas semanas, blogs dirigidos aos entusiastas dos produtos Apple vêm insistindo vigorosamente em que a chegada do iPhone está próxima. Ainda esta semana, o diário financeiro Commercial Times, de Taiwan, publicou que a Hon Hai Precision Industry, uma empresa taiuanesa de produção terceirizada, está encarregada de produzir o aparelho.
- Há muito interesse. Mas também existem muitos obstáculos para dificultar o processo. Definir com que operadora eles trabalharão, por exemplo, não é um desafio trivial - disse Mike McGuire, analista do Gartner Group, a jornalistas.
Um porta-voz da Apple, no entanto, disse que a empresa não tece comentários sobre especulações.