A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de maioria republicana, aprovou, na última quinta-feira. por 233 votos a 194, um projeto de lei que impede as cortes federais de obrigarem os estados a reconhecer os casamentos homossexuais.
Na última semana, o Senado bloqueou uma emenda constitucional, com apoio de cinco republicanos, para proibir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, contrariando o presidente George W. Bush, que propôs a medida.
Assim como fizeram no Senado, os democratas da Câmara denunciaram na quinta-feira este projeto de lei como uma manobra eleitoral destinada a mobilizar a direita ultraconservadora e religiosa a poucos meses das eleições presidenciais e legislativas no país.
A votação da Câmara nas vésperas das férias de verão (hemisfério norte) do Congresso, que não voltará a trabalhar antes de setembro, representa uma vitória simbólica para os conservadores religiosos, o coração do eleitorado republicano.
Os conservadores armaram um escândalo quando a Suprema Corte de Massachusetts (nordeste) autorizou, em novembro de 2003, os casamentos homossexuais. Na ocasião, a corte alegou que impedir a emissão de certidões de casamento entre pessoas do mesmo sexo é contra a Constituição.
Apovado projeto de lei contra casamento gay nos EUA
Arquivado em:
Quinta, 22 de Julho de 2004 às 23:41, por: CdB