O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) vai encaminhar moção à Câmara dos Deputados na quinta-feira pedindo que o reajuste das pensões e aposentadorias seja o mesmo do salário mínimo. A informação é da coordenadora de Pesquisa de População e Cidadania do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano. De acordo com Ana Amélia, o reajuste dos benefícios do idoso tem sido inferior ao do salário mínimo.
A medida poderia melhorar a renda dos idosos, um vez que essa parcela da população gasta a maior parte de seus benefícios com medicamentos.
- Os idosos estão em condições de renda melhores que os não-idosos, mas eles gastam mais, principalmente, por causa dos remédios. Por isso, o conselho pode pressionar o Sistema Único de Saúde (SUS) para que forneça todos os medicamentos, até para evitar que os idosos descontinuem o tratamento por falta de condições de pagar ou que parem o tratamento por conta própria ou diminuam a dose para poder economizar - diz.
A Fundação Getúlio Vargas divulgou na segunda-feira números da inflação para o consumidor da terceira idade. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) subiu 1,79% no primeiro trimestre deste ano, elevando para 6,46% a taxa anualizada (dos 12 meses encerrados em março).
Segundo a FGV, alimentação, habitação, saúde e cuidados pessoais apresentaram as maiores variações acumuladas no período de janeiro a março. Juntas, essas categorias responderam por cerca de 85% do resultado acumulado no primeiro trimestre.
Aposentadoria deve tre mesmo reajuste que o salário mínimo
Arquivado em:
Terça, 12 de Abril de 2005 às 11:39, por: CdB