O primeiro ranking de entradas de 2004, divulgado pelo ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) nesta segunda, coloca Gustavo Kuerten três posições atrás em relação à última classificação do ano passado; da 16º para a 19º posição.
A chance do brasileiro se recuperar é o torneio de Auckland, que começa nesta segunda à noite para Guga. Para isso, ele terá ir bem no torneio e torcer por tropeços dos adversários, já que tem a responsabilidade de ser o atual campeão e tem o desafio de defender pontos. Guga estréia por volta das 11 horas da noite desta segunda contra o espanhol Alex Corretja.
O australiano Lleyton Hewitt, sério candidato ao título do Aberto da Austrália, foi quem mais lucrou com a queda do brasileiro. Ele subiu três posições e agora está em 15º. O tenista australiano teve problemas médicos no final da última temporada e começa 2004 disputando o torneio de Sydney.
Na corrida dos campeões, ranking que só computa os resultados do ano, o francês Nicolas Escudé começa o ano na liderança depois de conquistar o torneio de Doha, neste fim de semana. O eslovaco Hrbaty, que venceu o torneio de Adelaide, é o segundo na lista.
O único jogador que está entre os dez melhores nos dois rankings, o de entradas e o da corrida dos campeões, é o espanhol Carlos Moya, que venceu o torneio de Madras, na Índia, neste domingo.
Primeiras partidas de Auckland
Os rivais do brasileiro no torneio, disputado na Nova Zelândia, já começaram bem. O cabeça-de-chave número 1 de Auckland, Guillermo Coria, venceu Nicolas Kiefer por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3) e está na segunda rodada. O favorito número 2, o checo Jiri Nova, também ganhou na estréia, derrotando Xavier Malisse, da Bélgica, por 2 sets a 1 (7/6, 6/7 e 6/3).