A Embaixada da Austrália em Jacarta advertiu, nesta sexta-feira, a seus cidadãos na Indonésia que se mantenham alerta ante a possibilidade de um atentado terrorista contra interesses estrangeiros nesse país, horas depois de os Estados Unidos divulgarem notícia similar num comunicado.
Porta-vozes da sede diplomática australiana disseram que seus serviços de inteligência contam com relatórios que apontam para possíveis atentados, sem dar mais detalhes a respeito.
Também não foi mais conciso o comunicado da embaixada dos EUA, que por meio de seu site afirmou que "o ataque ocorreria por volta de meio-dia, numa data não especificada".
O comunicado americano aconselha seus cidadãos com residência na Indonésia a se registrarem em qualquer de suas delegações diplomáticas para estar a par de novos avisos de segurança.
Na semana passada, os EUA fecharam durante vários dias suas delegações diplomáticas na Indonésia ante o risco de possíveis ataques terroristas.
As advertências de Austrália e EUA ocorrem uma semana depois da explosão de duas bombas na localidade de Tentena, nas Ilhas Célebes, que causaram 21 mortos e 70 feridos.
A polícia indonésia trouxe à tona várias hipóteses em relação ao atentado das Célebes, sem descartar a autoria da Jemaah Islamiya, braço regional da rede terrorista Al Qaeda.
A Jemaah Islamiya foi considerada responsável pelo atentado da ilha de Bali que causou a morte de 202 pessoas em 2002, das quais cerca de 80 eram turistas australianos.
Após aviso dos EUA, embaixada australiana alerta para atentado
Arquivado em:
Sexta, 03 de Junho de 2005 às 03:08, por: CdB