O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, presidirá em Genebra uma reunião para examinar medidas que garantam a segurança da ajuda humanitária no Iraque. Annan deve chegar nesta quarta-feira a Genebra para estudar a coordenação da segurança no Iraque, depois do atentado em 19 de agosto contra a sede da ONU em Bagdá, no qual morreram 21 pessoas, entre elas o representante especial da organização no Iraque, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
De acordo com um porta-voz da ONU, o secretário-geral ficará até domingo em Genebra. Durante sua estadia, ele realizará uma reunião extraordinária do Comitê permanente que coordena o trabalho humanitário dos organismos das Nações Unidas e das organizações não-governamentais.
Por outro lado, Annan mantém ainda consultas com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -EUA, Rússia, China, Reino Unido e França - para acertar a realização de uma reunião em Genebra sobre o futuro papel das Nações Unidas no Iraque. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, comentou que poderia participar desse encontro para analisar com mais detalhe a situação no Iraque.
Annan analisará segurança no Iraque
Arquivado em:
Terça, 09 de Setembro de 2003 às 08:18, por: CdB