Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Aneel estuda redução de 15% a 20% em bandeira tarifária vermelha, diz Dilma

Arquivado em:
Terça, 11 de Agosto de 2015 às 09:58, por: CdB
Por Redação, com Reuters e Brasil 247 - de Brasília: A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda uma redução de 15 a 20% na bandeira tarifária vermelha cobrada na contas de eletricidade.
dilma-rousseff1.jpg
Dilma lastimou os aumentos nas tarifas e também previu que a inflação vai convergir para a meta em 2016 e progressivamente em 2017
Em cerimônia de anúncio do plano de investimentos em energia elétrica, a presidente lastimou os aumentos nas tarifas e também previu que a inflação vai convergir para a meta em 2016 e progressivamente em 2017. - É verdade, sem sombra de dúvida, que as contas de luz aumentaram e, por isso, nós lastimamos. Mas elas aumentaram justamente porque, diante da falta de energia para sustentar a existência de luz, nós tivemos de usar as termelétricas e por isso pagar bem mais do que pagamos se houvesse apenas energia hidrelétrica no nosso sistema - disse Dilma. Para a presidente Dilma Rousseffn, o Plano de Energia, anunciado pelo ministro Eduardo Braga, das Minas e Energia, "faz parte de um caminho de retomada" do crescimento do Brasil. - Os investimentos que estamos anunciando vão ampliar a solidez do sistema de produção e distribuição de energia em nosso País - discursou. Dilma explicou que a rede de transmissão de energia passou de 70 mil km de linhas em 2001 para mais de 120 mil km em 2014. E destacou que o Brasil tem "um diferencial imenso na área de energia, tanto por conta do etanol, como da energia eólica, solar e biomassa". - Temos de criar novos caminhos para o crescimento nesse mundo que está muito diferente do mundo de dois anos atrás. Um dos sinais é esse plano energético, porque ele garante visibilidade numa área estratégica para todo o mundo e para a economia. Faremos todas as nossas ações e esforços no sentido de assegurar o abastecimento, essa é a sinalização que estamos dando hoje - acrescentou a presidente. - Temos que superar os gargalos e obstáculos. Sabemos que os marcos regulatórios precisam ser melhorados para que tenhamos maior rapidez. Esse plano de energia elétrica, hoje aqui lançado pelo ministro Eduardo Braga, faz parte de um caminho de retomada - afirmou Dilma Rousseff. Em coletiva de imprensa após o evento, Dilma avaliou como "muito positivas" as propostas apresentadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao governo. - Olhamos as propostas com grande interesse e valorizamos muito a presença delas. Acho que essa sim é a agenda positiva para o País e mostra a disposição do Senado em contribuir - declarou. A Aneel abrirá nesta semana uma audiência pública com a proposta para a redução do valor da bandeira, o que possibilitaria que a medida tivesse efeito a partir de setembro, disse o diretor da agência Reive Barros nesta terça-feira. As bandeiras tarifárias representam um aumento na conta de luz dos consumidores quando o sistema está em situação de escassez, sendo que a bandeira vermelha representa uma cobrança extra de R$ 5,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) utilizados.
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo