O vice-primeiro-ministro da República Popular da China, Hui Liangyu, reuniu-se nesta segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Palácio do Itamaraty. Amorim confirmou que a visita de Liangyu é "muito importante no contexto da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, marcada para maio".
Liangyu é a mais alta autoridade do governo chinês na área de agricultura. Ele deve visitar, nesta terça-feira, uma fazenda produtora de soja em Cristalina (GO), antes de seguir viagem para a Colômbia e para o Chile, segundo informou a sua comitiva.
A China é um dos principais compradores da soja brasileira e o maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. No ranking geral, o país asiático é o terceiro maior receptor do total de bens exportados pelo Brasil. A China também participa do G20, grupo de países produtores agrícolas que, liderado pelo Brasil, pede regras mais justas nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Agricultura, contudo, não é o único tema da visita de Liangyu. Além de tratar de comércio agrícola, o vice-primeiro-ministro Liangyu também deve discutir investimentos em infra-estrutura ferroviária.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá em instantes o vice-primeiro-ministro da China no Palácio do Planalto.