O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse na manhã desta sexta-feira, em São Paulo, que acredita "num avanço" das reuniões entre os principais negociadores do Mercosul e da União Européia previstas para este sábado.
O encontro faz parte da agenda preparatória da XI Conferência Geral da Unctad, o braço das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento, que será aberta oficialmente na segunda-feira.
- Acredito, até porque meu dever é ser otimista, em um avanço durante a reunião dos ministros - disse Amorim, logo depois de participar de uma cerimônia de hasteamento das bandeiras da ONU e do Brasil, no pavilhão de exposição do Anhembi, sede da conferência da Unctad.
O otimismo do ministro contrasta com o resultado alcançado até aqui na reunião de técnicos dos dois blocos comerciais que acontece até esta sexta-feira em Buenos Aires. Sem um avanço concreto em temas como subsídios agrícolas e cotas de importação, os negociadores brasileiros têm afirmado que o mais provável é que Mercosul e União Européia assinem uma versão "light" de acordo comercial.
O ministro das Relações Exteriores e o secretário-geral da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento), o embaixador brasileiro Rubens Ricupero, participaram nesta manhã da abertura de conferência do G-77. Formada há 40 anos, reúne hoje 132 em nações em desenvolvimento.