Os dirigentes sul-americanos estudam a possibilidade de implementar um sistema de classificação breve e menos custoso para o Mundial da África do Sul, em 2010, disse na terça-feira um porta-voz da entidade que controla o futebol na região.
- Existe a concordância de que estas eliminatórias são custosas e muito longas - disse Néstor Benítez, chefe de imprensa da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em declarações à Reuters.
A determinação de mudar o atual sistema estaria motivada por um panorama econômico adverso na região e na constante reclamação dos clubes europeus que precisam ceder seus jogadores durante a extensa eliminatória atual.
Uma das alternativas para disputar o próximo torneio é a formação de dois grupos com cinco seleções que se enfrentariam em um sistema de todos contra todos, classificando os três primeiros de cada série para um hexagonal final.
As seleções que ficarem nos primeiros quatro lugares na segunda fase terão suas vagas na Copa, enquanto a quinta jogaria a repescagem contra o representante da Oceania.
No entanto, o porta-voz da Conmebol considerou prematuro falar de um novo sistema.
- Seguramente muitos outros surgirão a partir de agora, mas é algo que não está definido - explicou.
O atual torneio classificatório tem as 10 equipes sul-americanas em um sistema de todos contra todos, com partidas de ida e volta, e dura cerca de três anos.