Cerca de 58 mil crianças de 800 escolas da rede estadual de ensino vão ganhar, em setembro, mais uma ajuda para permanecer estudando. O governo do estado assinou um convênio com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, para diagnosticar e tratar problemas de visão em todos os alunos do curso de alfabetização e da primeira série do ensino fundamental.
O Projeto Olhando a Escola, uma parceria entre as secretarias de Educação, de Saúde e de Defesa Civil, vai realizar exames em escolas de todo o estado. Os estudantes que apresentarem dificuldades de enxergar vão receber tratamento e ganhar óculos.
O primeiro diagnóstico será feito em sala de aula pelos professores treinados por oftalmologistas. O exame consiste na leitura de um painel com uma escala da letra E, em diferentes tamanhos e posições, a seis metros de distância.
- Todos os alunos com problemas de visão serão consultados. Os que tiverem deficiências mais graves serão atendidos por especialistas em hospitais públicos - informou o secretário de Saúde, Gilson Cantarino.
Para o secretário de Educação, Claudio Mendonça, a iniciativa deve diminuir o índice de evasão escolar.
- Os diretores nos informam com freqüência que muitos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental têm problemas de acuidade visual e isso faz que a motivação de ir à escola diminua - explicou Mendonça.
O secretário de Educação disse ainda que, no ano que vem, também serão realizados exames auditivos nas crianças das escolas estaduais.
Segundo a Secretaria de Educação, 10% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual. Casos como o de Danielle Lima. Aos 7 anos de idade, ela não gostava de ir à escola nem de escrever. Após uma consulta, veio o diagnóstico: Miopia e astigmatismo.
- Depois que solucionamos o problema, as notas dela melhoraram muito - comemora Anna Cristina Paes, mãe da estudante.