Como prometera, durante visita-surpresa no último domingo à noite, a governadora Rosinha Garotinho autorizou nesta sexta-feira a aplicação de mais R$ 1,6 milhão nas obras de reforma do Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.
O decreto 34.964 que autoriza a liberação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira. Os recursos somam-se a R$ 3,35 milhões já autorizados e servirão para completar o projeto de recuperação do hospital.
A reforma do Albert Schweitzer começou no governo Garotinho, mas foi paralisada na gestão que o sucedeu. No final de outubro de 2003, o secretário de Saúde, Gilson Cantarino, anunciou a retomada da obras, depois de admitir que o hospital estava com muitos problemas - além da necessidade de comprar novos equipamentos, a parte da estrutura do prédio de onze andares estava deteriorada.
Depois da visita de Rosinha último domingo, uma comissão foi criada para levantar problemas e necessidades do hospital e entregar o relatório à governadora. A emergência do Albert Schweitzer está sobrecarregada, porque os postos de saúde do município não conseguem absorver toda a demanda. O hospital atende diariamente, em média, 1.200 pessoas.