Al Qaeda adverte britânicos a americanos em vídeo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 4 de agosto de 2005 as 09:21, por: CdB

 O segundo homem em importância na hierarquia da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, através de uma mensagem  de víedo, advertiu os britânicos que as políticas do primeiro-ministro Tony Blair vão provocar “destruição maior”, segundo relato da CNN.

Trata-se de uma aparente referência aos dois atentados coordenados de julho e o vídeo foi veiculado nesta quinta-feira pela emissora de TV Al-Jazeera.Na mensagem, Zawahiri também ameaça dos EUA de “catástrofes piores que o Vietnã”.

Pelo menos 11 pessoas morreram em diversos ataques nesta quinta-feira, quatro deles em um atentado suicida ao norte de Bagdá. Ainda nesta quinta-feira, Haidar Mohammad Ali al-Dujaili, de 38 anos, responsável pelas relações públicas do Congresso Nacional Iraquiano, o partido do xiita Chalabi, foi assassinado quando estava em sua cama, informou Entifadh Qanbar, assessor de Chalabi.

Segundo uma fonte do ministério do Interior, homens armados entraram na residência de al-Dujaili em Saydiya, sudeste de Bagdá, mataram-no e fugiram. Chalabi, que já tinha sofrido várias tentativas de assassinato, era um protegido de Washington antes de cair em desgraça no ano passado. Voltou ao cenário político no novo governo de Ibrahim al-Jaafari, formado em maio.

Ainda em Bagdá, dois xiitas foram assassinados por desconhecidos, segundo o ministério do Interior. Simultaneamente, quatro xiitas morreram e outros três ficaram feridos em um atentado suicida com carro-bomba contra seu comboio em Dakuk, perto de Kirkuk (250 km ao norte de Bagdá).

Além disso, três policiais morreram quando desconhecidos abriram fogo contra uma viatura em Kirkuk. Uma bomba explodiu na passagem do veículo do chefe de policía da província de Taamim, cuja capital é Kirkuk, o general Cherko Chaker Hakim, ferindo um de seus guardas. O militar não estava no veículo no momento do ataque.

Um empresário iraquiano que trabalhava em uma base dos Estados Unidos foi atingido em um tiroteio ao norte de Tikrit, segundo a polícia. Um oficial da polícia de Nova York, que servia como reservista no exército americano no Iraque, foi morto por um franco-atirador perto de Bagdá, informou um porta-voz militar dos Estados Unidos.