Presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antonio Audi disse que a Air Canada foi contratada como consultora pelos novos controladores da Varig para trabalhar na operação de compra da companhia aérea. Segundo o executivo, a Air Canada já demonstrou interesse em adquirir uma fatia no controle da nova Varig. Segundo Audi, a demora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em homologar a criação da nova Varig vem atrapalhando as negociações.
- Cá entre nós, quem você acha que vai querer participar em uma situação dessas? - perguntou ele a jornalistas.
Desde que foi vendida à VarigLog, em 20 de julho passado, a nova Varig tem operado com as concessões da Varig antiga. O executivo admitiu que demora da Anac pode prejudicar a chegada de novos parceiros. Audi, que se reuniu com representantes do governo do Estado do Rio, disse que a demora da Anac prejudica o crescimento da nova companhia, que ocupa a segunda colocação em número de passageiros na ponte aérea Rio-São Paulo.
- Estamos bem dispostos a recuperar a Varig. Mas tudo tem limites. Não sei dizer qual será o nosso limite - disse.
Ele evitou acusar diretamente a Anac, mas desconfia que as principais beneficiadas pela demora na certificação da nova Varig são as concorrentes. A VarigLog já investiu US$ 100 milhões na nova empresa, basicamente para mantê-la viva.
Semana passada, o executivo Lap Chan ,do fundo americano Matlin Patterson, dissera que essa demora na autorização pela agência reguladora poderia afetar os investimentos da VarigLog. A Matlin Patterson tem participação acionária na Volo, empresa que controla a VarigLog.