Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Água mata 4 milhões de pessoas por ano no mundo

Arquivado em:
Quinta, 15 de Abril de 2004 às 22:14, por: CdB

Mais da metade das camas de hospital no mundo estão sendo ocupadas por pessoas que sofrem de doenças relacionadas à água, seja por sua falta ou por sua contaminação, fatores que anualmente provocam a morte de entre 3 e 4 milhões de indivíduos.

Esta é a revelação feita pela Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (CSD, em inglês), que nestes dias realiza uma reunião em Nova York para debater o problema da água.

A reunião mais importante acontecerá na próxima segunda-feira e contará com a presença de cerca de 60 ministros, dos maiores responsáveis das agências da ONU e do secretário-geral desta organização, Kofi Annan.

Os trabalhos, que se prolongarão por duas semanas, servirão para analisar os resultados das últimas cúpulas ambientais, especialmente a de Johanesburgo de 2002.

O presidente da comissão, o norueguês Borge Brend, informou hoje em entrevista que o custo das doenças provocadas pela ausência de água ou pela falta de salubridade dela gera anualmente perdas de cerca de US$ 16 bilhões.

Isto converte a água em um dos principais eixos de trabalho da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável, sem descuidar outros temas, como a erradicação da pobreza, a redução das práticas produtivas perniciosas para o meio ambiente e a boa gestão dos recursos naturais.

As estimativas da Comissão revelam que a metade dos países não poderá cumprir o contemplado nas Metas do Milênio, que estabelece que o número de pessoas que não tem acesso à água potável deverá ser reduzido pela metade até 2015.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo