O Ministério de Relações Exteriores da África do Sul considerou os comentários, que segundo fontes o presidente norte-americano teria feito no começo da semana durante uma reunião sobre a legislação de imigração, de “grosseiro e ofensivo”.
Por Redação, com Reuters - de Pretória
A África do Sul protestou para embaixada norte-americana, em Pretória, sobre as declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, de que imigrantes da África e do Haiti vinham de países de “merda”.
O Ministério de Relações Exteriores da África do Sul considerou “grosseiro e ofensivo” o comentário que; segundo fontes, o presidente norte-americano teria feito no começo da semana, durante uma reunião sobre a legislação de imigração. E acrescentou que a subsequente negação de Trump não era categórica.
"As relações entre África do Sul e Estados Unidos; e entre o resto da África e os Estados Unidos, devem se basear em respeito mútuo e compreensão" disse o Ministério de Relações Exteriores, em comunicado neste domingo.
Protesto
O órgão informou que pedirá explicações à embaixada dos EUA em Pretória sobre as declarações de Trump na segunda-feira.
Trump foi amplamente condenado por muitos países africanos e por organizações de direitos internacionais pelos comentários. O Ministério de Relações Exteriores de Botsuana também convocou o embaixador norte-americano em protesto.