A Aeronáutica descartou a hipótese de o aparelho anticolisão do jato Legacy não ter funcionado na hora do acidente com o boeing da Gol. A aeronáutica reconstituiu os procedimentos de controle de tráfego aéreo no dia em que aconteceu o acidente. Com a avaliação das imagens gravadas com as trajetórias dos dois aviões e todas as conversas dos controladores de vôo, a Aeronáutica acredita que não houve falha no controle de tráfego brasileiro.
Os registros mostram que os controladores tentaram comunicar-se várias vezes com o Legacy quando o avião se encontrava na área em que ocorreu o acidente, sem resposta. Para a Aeronáutica o equipamento de segurança do avião, o transponder, que se comunica com o radar em terra, foi desligado ou os pilotos estavam foram da cabine. Como o transponder estava ligado tanto na decolagem quanto no pouso de emergência, a Aeronáutica não acredita na possibilidade de pane.
O controle do tráfego aéreo é feito por meio de aerovias, 'rodovias virtuais' no céu. São definidas como "prateleiras". Até uma altitude de 41 mil pés, cerca de 12 quilômetros do solo, a distância entre os níveis é de 330 metros, distância onde ocorreu o desastre aéreo onde 155 pessoas morreram.
Para a Aeronáutica, "o boeing da Gol vinha do Norte para o Sul a 37 mil pés. O Legacy deveria estar a 36 mil pés, como estava previsto no seu plano de vôo. Mas estava na mesma altitude do boeing".
- Como os dos Norte para o Sul vêm, todos eles, em números ímpares, portanto é 37 mil pés, a partir de Brasília em direção a Manaus ele deveria estar num corredor par. Seria, portanto, 36 mil pés ou 38 mil pés, jamais no número impar -, disse o ministro da Defesa, Waldir Pires.
As caixas pretas do boeing já estão no Canadá. Por estarem danificadas, foram enviadas para a sede da Organização Internacional de Aviação Civil para uma transcrição completa e isenta dos registros digitais.
Em toda a história da aviação mundial, foram registradas apenas 15 colisões de aviões em pleno ar. A maioria provocada por falha humana. No Brasil, foi a primeira vez que aconteceu um desastre desse tipo.
A Polícia Federal em Mato Grosso abriu inquérito para investigar a conduta do piloto do Legacy, Joe Lepore, e do co-piloto, Jan Paul paladino. Se ficar comprovado que o piloto desligou o transponder, o que é proibido pela legislação aérea brasileira, ele pode ser processado por homicídio.
Aeronáutica descarta falha no controle de tráfego
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Quarta, 04 de Outubro de 2006 às 18:04, por: CdB