O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, que os fabricantes de 372 medicamentos descumpriram o acordo com o governo de não reajustar os preços.
Desses 372 medicamentos, 150 vão ficar efetivamante mais baratos, segundo o ministro, enquanto os outros 222 terão reajuste de no máximo 2% nos próximos dias. A lista dos medicamentos estará disponível no site da Agência de Vigilância Sanitária a partir desta quarta.
O ministro anunciou também que a partir desta quinta-feira começa a funcionar o disque-medicamento, no telefone 08006440644, que funcionará de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
O serviço contará com trinta atendentes e terá capacidade de fazer três mil atendimentos por dia. O serviço terá a função de tirar dúvidas dos consumidores e encaminhar denúncias de abuso de preços.
- A partir da medida provisória que criou a regulamentação do mercado farmacêutico, a MP 123, de 26 de junho, o governo passa a ter instrumentos para coibir eventuais aumentos abusivos de preços - afirmou.
O ministro destacou que a MP permite multa de até R$ 3 milhões para quem descumpri-la e afirmou que os laboratórios já estavam sabendo que teriam que readequar seus preços.
Acordo com governo não é cumprido por fabricantes de 372 medicamentos
Arquivado em:
Quarta, 03 de Setembro de 2003 às 14:23, por: CdB