Representantes dos trabalhadores e do governo voltam a discutir, dentro de 15 dias, a abertura do comércio aos domingos. Nesta quinta-feira, o ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, recebeu em audiência representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços para discutir o assunto.
Segundo o diretor da confederação, Francisco Alano, o objetivo do encontro foi informar ao novo ministro as negociações que vêm ocorrendo desde o ano passado com o ex-ministro Jaques Wagner.
Alano disse que os trabalhadores apresentaram, em novembro de 2003, um documento com as condições para a abertura do comércio aos domingos. Entre elas, está a redução da carga horária, o aumento do número de funcionários, o pagamento de 100% da remuneração e folga semanal.
O sindicalista alega que a abertura do comércio aos domingos provoca o fechamento de postos de trabalho. Depois do encontro, ele informou que o ministro Ricardo Berzoini vai conversar com o presidente Lula sobre o assunto e, em seguida, marcará nova reunião com os sindicalistas.