Abbey Road abre para o público após 23 anos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 19 de março de 2005 as 21:59, por: CdB

A partir desta sexta-feira, os britânicos terão a rara oportunidade de conhecer por dentro o lendário estúdio Abbey Road, onde os Beatles gravaram algumas de suas canções mais conhecidas.

O estúdio, no norte de Londres, está funcionando como sede do primeiro Festival de Cinema de Abbey Road, que terá em seu repertório filmes cujas trilhas sonoras foram gravadas ali nos últimos 25 anos.

“Decidimos abrir nossas portas para que todas as pessoas que assinam seus nomes nos nossos muros e tiram fotos na famosa faixa de pedestres (retratada na capa do álbum Abbey Road, dos Beatles) possam ter a chance de nos visitar pela primeira vez desde 1982″, disse David Holley, diretor-executivo da EMI UK.

O festival estreou com a projeção de Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro filme a ter a sua trilha sonora gravada em Abbey Road, em 1981.

Exposição de fotos

Nos próximos 16 dias, outras produções associadas com o estúdio serão exibidas, como Coração Valente, Um Lugar Chamado Notting Hill, Pink Floyd: The Wall, Os Reis do Iê Iê Iê e a trilogia O Senhor dos Anéis.

Os filmes serão projetados no Estúdio 1, onde os Beatles gravaram a canção All You Need Is Love.

No Estúdio 2, onde o quarteto produziu outras de suas músicas, serão exibidas fotos de músicos que já gravaram no local, inaugurado em 1931.

As imagens foram selecionadas pelo badalado escritor britânico Nick Hornby, autor dos livros Alta Fidelidade e Um Grande Garoto, que também é conhecido pela sua paixão por música.

Abbey Road foi o primeiro complexo de gravações construído para esse propósito no mundo. Em 1929, foi comprado pela EMI, mas só foi inaugurado dois anos depois, inicialmente servindo aos artistas da gravadora.

Nos anos 70, o estúdio abriu para músicos de outras gravadoras.

Recentemente, foi usado por bandas como Oasis, Radiohead e Manic Street Preachers.

Poucas reformas

Desde que começou a servir para a gravação de trilhas sonoras, mais de 200 filmes receberam suas músicas ali.

Mas, apesar da grande demanda, os estúdios passaram por poucas reformas ao longo de sua existência.

“A decoração do Estúdio 2 não mudou em nada. E foram os Beatles que colocaram as luminárias lá”, disse Holley, da EMI.

Segundo ele, a última vez que os estúdios abriram para o público foi quando uma mesa de controle precisou ser trocada.