O Exército ucraniano controla uma pequena parte da província russa de Kursk, na fronteira entre os dois países, enquanto a Rússia se apossou de porções das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhia.
Por Redação, com ANSA – de Kiev
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que está pronto para propor uma troca direta de territórios com a Rússia caso o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, consiga levar Moscou e Kiev à mesa de negociações.

O Exército ucraniano controla uma pequena parte da província russa de Kursk, na fronteira entre os dois países, enquanto a Rússia se apossou de porções das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhia, além da península da Crimeia, anexada ilegalmente em 2014.
– Vamos trocar um território por outro – disse Zelensky ao jornal britânico The Guardian. Diante da desvantagem numérica, o presidente, no entanto, não indicou quais territórios ocupados da Ucrânia ele pediria em troca de Kursk.
– Não sei, vamos ver, mas todos os nossos territórios são importantes, não há prioridade – destacou. Na mesma entrevista, Zelensky alertou que, sem os Estados Unidos, a Europa sozinha não é capaz de fornecer as garantias de segurança necessárias à Ucrânia.
Apoio de Trump
Para assegurar o apoio de Trump, o presidente acenou com lucrativos contratos para empresas americanas no período de reconstrução, bem como com o acesso privilegiado a minerais, como urânio e titânio. “Aqueles que estão ajudando a salvar a Ucrânia irão renová-la. Estamos dispostos a falar sobre tudo isso em detalhes”, disse.