Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2026

Moscou sinaliza para gestão externa em regiões ocupadas na Ucrânia

A Rússia sinaliza disposição para discutir governança externa temporária na Ucrânia sob a ONU, enquanto suas tropas capturam Tsvitkove em Zaporizhzhia.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026 às 19:05, por: CdB

Paralelamente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que suas tropas na Ucrânia capturaram a vila de Tsvitkove, na região sudeste de Zaporizhzhia.

Por Redação, com Sputnik – de Moscou

A Rússia sinalizou, neste domingo, que está disposta a discutir com outros países a possibilidade de introduzir uma governança externa temporária na Ucrânia, sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (ONU). Na avaliação do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, a hipótese é uma das opções possíveis para a resolução do conflito com Kiev.

Moscou sinaliza para gestão externa em regiões ocupadas na Ucrânia | Estimados mortos, feridos ou desaparecidos nos exércitos russo e ucraniano chegam a cerca de1,8 milhão em dezembro de 2025, segundo estudo
Estimados mortos, feridos ou desaparecidos nos exércitos russo e ucraniano chegam a cerca de1,8 milhão em dezembro de 2025, segundo estudo

— A ideia não é nova. Em março de 2025, o presidente Putin declarou que, no caso da Ucrânia, o estabelecimento de uma governança externa sob os auspícios das Nações Unidas é uma das opções possíveis — afirmou o vice-chanceler em entrevista à agência russa de notícias Tass.

 

Captura

Paralelamente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que suas tropas na Ucrânia capturaram a vila de Tsvitkove, na região sudeste de Zaporizhzhia.

— De modo geral, a Rússia está disposta a discutir a possibilidade de introduzir uma governança externa temporária em Kiev com os Estados Unidos, países europeus e outros países — concluiu.

Edições digital e impressa