Na cidade do litoral norte foram 158 mm de precipitação acumulada em apenas seis horas, diz o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.
Por Redação, com ABr – de São Paulo
A cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, registrou na madrugada deste domingo um volume de chuva próximo ao esperado para janeiro inteiro. Outros municípios, na região, também sofreram com temporais.

Na cidade do litoral norte foram 158 mm de precipitação acumulada em apenas seis horas, diz o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual, o equivalente a 65% dos 242 mm previstos para o mês. Do dia 1º até aqui, já foram 184,3 mm de chuva.
Segundo a Defesa Civil do município, houve alagamentos em ruas de pelo menos três bairros — Perequê-Açu e Estufas 1 e 2 —, além da avenida Rio Grande do Sul.
Danos
O CGE ainda monitora as áreas afetadas. Não há registros de vítimas ou de pessoas desabrigadas, informou na manhã deste domingo o gabinete de crise SP Sempre Alerta, do Governo Estadual.
A chuva afetou também outras cidades, do litoral e fora dele. Em Mongaguá, na Baixada Santista, há diversas ruas alagadas nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Agenor de Campos. Uma estrutura metálica na praça Dudu Samba caiu. Os danos ainda são contabilizados pelo órgão. Cerca de 30 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas a um abrigo.
Abrigo
Danos atingiram também a cidade de Cubatão, onde o transbordamento do rio homônimo inundou nove residências. As famílias precisaram ser encaminhadas a abrigos, diz a Defesa Civil.
Ocorrências fora da faixa litorânea também foram registradas. Em Rio Grande da Serra, uma residência sofreu rachaduras após ser atingida por enxurradas que desceram o morro na esteira das chuvas. A pasta de Assistência Social foi acionada para prestar apoio e avaliar eventual encaminhamento da vítima a um abrigo provisório.