Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026

Samba paulista se despede de Ideval Anselmo

O compositor Ideval Anselmo, referência no Carnaval de São Paulo, faleceu aos 85 anos. O velório ocorreu no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha.

Quinta, 19 de Fevereiro de 2026 às 13:53, por: CdB

Velório do compositor foi nesta quinta no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha.

Por Redação, com CartaCapital – de São Paulo

O compositor Ideval Anselmo, referência no Carnaval de São Paulo, morreu aos 85 anos na quarta-feira. O velório ocorreu nesta quinta, no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da capital paulista.

Samba paulista se despede de Ideval Anselmo | Carnaval de SP presta adeus a Ideval Anselmo
Carnaval de SP presta adeus a Ideval Anselmo

Nascido em 1940, em Catanduva, no interior paulista, Ideval teve contato com música já dentro de casa, com a família. Ele é considerado um dos maiores compositores de samba-enredo do carnaval paulista.

Escolas de samba

Sua trajetória em escolas de samba começou na Camisa Verde e Branco, e passou por Tom Maior, Rosas de Ouro e Unidos do Peruche. Ideval teve ainda suas canções interpretadas por cantores como Eliana de Lima, Thobias da Vai-Vai, Fabiana Cozza e Originais do Samba.

Na Camisa Verde e Branco, Ideval foi um dos criadores do clássico samba-enredo Narainã, a Alvorada dos Pássaros, em 1977, que foi eleito o “samba do século” em concurso realizado pelo diário conservador paulistano Folha de S.Paulo.

Edições digital e impressa