Os assessores do presidente Bush sonham em retomar o controle deste Estado que é o mais democrata. E por esta razão, ainda que se mostrem preocupados com as forças imprevisíveis liberadas pela turbulenta eleição extraordinária na Califórnia, eles se animaram com o prospecto de Arnold Schwarzenegger afastar o governador Gray Davis. Isso forneceria um impulso psicológico para os republicanos e seria um golpe desmoralizador para os democratas na corrida para 2004.
Mas agora, nos dias finais de uma eleição conturbada, alguns republicanos já questionam se uma vitória de Schwarzenegger seria positiva para Bush.
Os assessores de Bush há muito indicam que o prazer de remover Davis do cargo teria um custo: uma série de problemas fiscais e administrativos nas mãos de um governador republicano inexperiente.
E agora, afirmam alguns republicanos, as várias histórias sobre o passado de Schwarzenegger - incluindo-se as repetidas acusações de comportamento sexual inadequado com várias mulheres e a denúncia que no passado ele teria elogiado Hitler - sugerem que uma vitória para o ator poderia ser um prêmio duvidoso para o Partido Republicano, e poderia apresentar complicações para Bush em 2004.
Charles Black, um consultor republicano, afirmou que uma vitória de Schwarzenegger poderia romper a regra política de que o partido que controla um governo estadual tem vantagem na eleição presidencial.
"Diante de todos os problemas que herdaria, há duas perguntas", Black afirmou. "Nº 1: ele terá tempo para se dedicar à campanha presidencial de Bush? E nº 2: Por quanto tempo ele será popular? Seis meses foram necessários para que eles se voltassem contra Davis".
A série de alegações de que Schwarzenegger teria abusado sexualmente de algumas mulheres gerou preocupações entre os conservadores, que vêm compondo a base política de Bush.
"É constrangedor", afirmou Vin Weber, ex-congressista republicano, ao contemplar a imagem de Bush respondendo perguntas sobre as acusações sofridas por Schwarzenegger.
Segundo afirmou no domingo (05) um dos principais assessores de Bush, a vitória ou a derrota de Schwarzenegger faria pouca diferença para Bush em sua campanha de reeleição em 2004, e que isso não afetaria as chances do presidente de competir na Califórnia.
"Eu não acredito que ele (Schwarzenegger) ajudaria, e não creio que ele nos prejudicaria, afirmou o assessor.
Vitória de Schwarzenegger pode ser negativa para Bush
Arquivado em:
Segunda, 06 de Outubro de 2003 às 08:17, por: CdB