Antes criticado pela sua incapacidade para finalizar, o brasileiro supera seu recorde de gols e ameaça o Barcelona
O futebol espanhol celebrará o primeiro clássico da temporada, um Barcelona-Real Madrid desvalorizado após a saída dos dois grandes craques da última década, Leo Messi e Cristiano Ronaldo. O cenário pede a irrupção de um novo talento que domine El Clásico de LaLiga para os próximos anos. E uma das apostas cada vez mais seguras é o brasileiro Vinícius Júnior, que chega ao grande jogo do futebol europeu no melhor momento da sua curta carreira.
O carioca de 21 anos deixou de ser objeto das piadas de torcedores rivais (e às vezes do próprio Real Madrid) pela sua dificuldade para finalizar na frente do gol para se tornar vice-artilheiro da equipe, só superado por Karim Benzema.
Vinícius já superou seu recorde de gols em uma temporada, tendo feito 7 em apenas 11 jogos disputados. Uma transformação que converte o brasileiro em uma séria ameaça para um Barcelona em problemas. A última exibição de Vini foi na Champions League, quando fez dois gols decisivos durante a partida na Ucrânia contra o Shakhtar.
Uma aposta que começa a render
“Ele tem melhorado muito na qualidade nos últimos metros, na frente do gol, na verdade ele tem trabalhado muito. Ele está mandando muito bem”, disse o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, após a vitória em Donetsk.
Vinícius tem transformado as críticas em elogios, e depois de três anos na Espanha começa a justificar o elevado preço da sua transferência, 60 milhões de euros. Afinal, os começos não foram fáceis para o brasileiro. Especialmente pela sua dificuldade de converter a sua capacidade de criar chances em gols durante o campeonato espanhol.
Não importou ele ter feito um gol decisivo no clássico Real Madrid-Barcelona da temporada passada. A fama do Vinícius era aquela de um atacante incapaz de resolver as chances de gol, um defeito grave no seu jogo que ameaçava a grande aposta que o Real Madrid tinha feito por ele quando apenas era um garoto de 16 que estreava pelo Flamengo.
Agora, Vinícius está no seu melhor momento e a narrativa sobre o brasileiro mudou. “Estou muito contente pela temporada que estou fazendo. Já fiz mais gols que na temporada passada. Gosto de jogar assim, na maior equipe do mundo, com pressão e a confiança que todos me dão, o técnico, companheiros e a comissão”, disse Vinícius depois da vitória na Ucrânia.
A melhora física
O crescimento de Vinícius responde a uma mentalidade sempre positiva, manifestada por um sorriso que não desapareceu nem nos momentos mais difíceis. Mas a imprensa espanhola sinaliza uma clara melhora física no atacante brasileiro.
A aposta pessoal pelo Thiago Lobo, ex-membro do Santos e fisioterapeuta do Vinícius, mudou o corpo do ponta esquerda do Real Madrid. Um sintoma irrefutável dessa mudança é que todos os gols do Vinícius na temporada chegaram no segundo tempo dos jogos.
“Gosto da pressão, gosto de jogar na maior equipe do mundo. Gosto de jogos grandes, como a Champions e o Barcelona. Temos a cabeça tranquila que vamos fazer um grande clássico”, manifestou Vinícius após fazer dois gols na Champions League.
O protagonista do Barcelona-Real Madrid
O ótimo estado de forma do brasileiro o transformou em uma aposta segura para provocar caos na zaga do Barça em El Clásico de LaLiga neste domingo. A equipe catalã, com depressão após a saída de Messi, com sérios problemas econômicos e com o técnico Ronald Koeman sob constantes questionamentos, enfrenta em situação de inferioridade o Real Madrid no grande duelo do futebol europeu.
E Vinícius é uma parte importante dessa sensação de inferioridade. O ex-Flamengo é um candidato importante para uma aposta a goleador ou assistente em um clássico O próximo Barcelona-Real Madrid é o jogo que pode confirmar o atacante brasileiro como um dos craques da temporada.