Rio de Janeiro, 10 de Janeiro de 2026

Elefanta mais velha do zoo de Barcelona morre aos 55

A elefanta Susi, a mais velha do zoológico de Barcelona, faleceu aos 55 anos. Conheça sua história e a importância dela para o zoológico.

Sexta, 09 de Janeiro de 2026 às 11:07, por: CdB

Susi chegou a Barcelona em setembro de 2002 e sua data de nascimento é desconhecida, mas sabe-se que ela era uma das elefantas mais longevas da Europa.

Por Redação, com Europa Press – de Barcelona

A elefanta africana Susi, a mais velha de sua espécie no Zoológico de Barcelona, faleceu nesta sexta-feira por causas naturais devido à sua idade avançada, estimada em mais de 55 anos, “superando amplamente a expectativa de vida” sob cuidados humanos, que é de 39 anos.

Elefanta mais velha do zoo de Barcelona morre aos 55 | Zoológico de Barcelona perde sua elefanta mais velha
Zoológico de Barcelona perde sua elefanta mais velha

A informação foi divulgada pelo Zoológico de Barcelona em um comunicado nesta sexta-feira, no qual seu diretor, Antoni Alarcon, destacou o trabalho da equipe de tratadores que acompanhou o animal durante todos esses anos. “Os funcionários, bem como os sócios e visitantes, sempre nos lembraremos de Susi com grande estima”, afirmou, ao mesmo tempo em que informou que o zoológico estará fechado nesta sexta-feira devido à morte da elefanta.

Uma das mais longevas da Europa

Susi chegou a Barcelona em setembro de 2002 e sua data de nascimento é desconhecida, mas sabe-se que ela era uma das elefantas mais longevas da Europa, de acordo com registros oficiais. Além disso, o zoológico detalhou que se sabe que, no passado, ela foi capturada para ser exibida em um circo e que foi acolhida pelo Safari Park Vergel antes de chegar à capital catalã.

Edições digital e impressa