Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Vídeos de Bollywood gerados por IA somem do YouTube após denúncia

Centenas de vídeos de Bollywood gerados por IA foram removidos do YouTube após denúncias de violação de direitos autorais por Abhishek e Aishwarya Rai Bachchan.

Sexta, 03 de Outubro de 2025 às 14:44, por: CdB

Com cerca de 600 milhões de usuários, a Índia é o maior mercado do YouTube no mundo e é popular por seu conteúdo de entretenimento, como os vídeos sobre Bollywood.

Por Redação, com Reuters – de Nova Délhi, São Francisco

Centenas de vídeos sobre Bollywood gerados por inteligência artificial foram excluídos do YouTube, de propriedade do Google, depois que à agência inglesa de notícias Reuters informou que eles eram semelhantes aos que estão no centro de uma ação judicial movida por um casal de celebridades para proteger seus direitos.

Vídeos de Bollywood gerados por IA somem do YouTube após denúncia | YouTube remove centenas de vídeos de Bollywood feitos por IA após reportagem
YouTube remove centenas de vídeos de Bollywood feitos por IA após reportagem

A estrela de Bollywood Abhishek Bachchan e sua esposa Aishwarya Rai Bachchan solicitaram a um juiz de Nova Délhi que removesse e proibisse a criação de vídeos por IA que infringissem seus direitos de propriedade intelectual. Suas ações judiciais também questionam a política de treinamento em IA do YouTube.

Embora um juiz tenha ordenado a remoção de alguns links do YouTube no mês passado, o que os atores queriam, a Reuters informou esta semana que a plataforma ainda estava exibindo centenas de outros vídeos semelhantes, alguns mostrando celebridades se beijando ou seus sósias namorando por meio de manipulação de IA.

Um desses canais populares do YouTube que compartilha “histórias de amor de Bollywood geradas por IA” foi removido. Anteriormente, ele tinha 259 vídeos, alguns de natureza sexualmente explícita, que haviam sido vistos 16,5 milhões de vezes. Nesta sexta-feira, seu link indicava: “Esta página não está disponível”. Nenhum de seus vídeos está mais acessível.

O YouTube disse em um e-mail à Reuters que o canal sinalizado na reportagem da agência de notícias foi excluído pelo criador e que o conteúdo não está mais disponível na plataforma.

“AI Bollywood Ishq”

A empresa não entrou em detalhes sobre a conta — intitulada “AI Bollywood Ishq” — mas disse que proíbe a desinformação prejudicial e remove conteúdo que tenha sido tecnicamente manipulado ou adulterado de forma a enganar os usuários.

Uma mensagem para o endereço de e-mail anteriormente listado para o canal do YouTube @AIbollywoodishq foi devolvida nesta sexta-feira. O proprietário não havia respondido às perguntas da Reuters no início desta semana.

Com cerca de 600 milhões de usuários, a Índia é o maior mercado do YouTube no mundo e é popular por seu conteúdo de entretenimento, como os vídeos sobre Bollywood.

Os Bachchans estão pedindo uma indenização de US$ 450 mil contra o Google e outros sites pouco conhecidos que oferecem mercadorias não autorizadas com imagens deles.

Edições digital e impressa