Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Meta usará conversas com IA para personalizar anúncios

A Meta usará interações com seu chatbot de IA para personalizar anúncios em suas plataformas, começando em dezembro. Descubra como isso afetará sua experiência.

Quarta, 01 de Outubro de 2025 às 14:23, por: CdB

A empresa começará a notificar os usuários desta mudança em 7 de outubro e o novo sistema terá inicio em 16 de dezembro.

Por Redação, com CartaCapital – de São Francisco

Meta, a gigante das redes sociais, anunciou, nesta quarta-feira, que utilizará as interações dos usuários com seu chatbot de inteligência artificial (IA) para personalizar a publicidade e os conteúdos que eles verão em suas contas no Facebook, Instagram e outras plataformas.

Meta usará conversas com IA para personalizar anúncios | Facebook, Instagram e WhatsApp
Facebook, Instagram e WhatsApp

A empresa começará a notificar os usuários desta mudança em 7 de outubro e o novo sistema terá inicio em 16 de dezembro.

Segundo a Meta, as interações por voz e texto com seu assistente de IA serão usadas para identificar melhor os interesses dos usuários e quais anúncios são mais adequados para eles. É um uso semelhante ao que faz ao rastrear as “curtidas”, os comentários, o que se compartilha e as publicações.

Por exemplo, se um usuário pergunta ao chatbot sobre atividades ao ar livre, poderá ver recomendações de grupos de trilhas, mais publicações de amigos sobre possíveis rotas e anúncios de equipamentos para esta atividade.

Mais de 1 bilhão de pessoas utilizam a ferramenta de IA generativa em todos os serviços da Meta, principalmente no Instagram, Facebook e WhatsApp.

– O objetivo do anúncio é ser super transparentes e garantir que os usuários compreendam o que vai acontecer com antecedência suficiente – disse a gerente de privacidade e política de dados da Meta, Christy Harris, aos jornalistas.

As mudanças serão aplicadas na “maioria das regiões”, mas ocorrerão em datas diferentes na Europa e no Reino Unido, onde as regulamentações sobre dados e privacidade são mais rigorosas, explicou a empresa.

Usuários

Embora os usuários não possam optar por não participar da coleta de dados ao usar a Meta AI, eles podem controlar o nível de personalização dos anúncios e do conteúdo em suas páginas.

As conversas sobre temas sensíveis, como opiniões religiosas ou políticas, orientação sexual e a saúde, não serão usadas para segmentação publicitária.

A empresa indicou ainda que as interações com a IA de usuários do WhatsApp que não possuem uma conta vinculada a outras plataformas da Meta não serão utilizadas para o Facebook ou Instagram.

Edições digital e impressa