A variante Delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, parece estar prevalecendo em novos casos da doença na África do Sul, afirmaram cientistas locais neste sábado.
Por Redação, com Reuters e ANSA - de Wellington
A variante Delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, parece estar prevalecendo em novos casos da doença na África do Sul, afirmaram cientistas locais neste sábado.
Infecções e mortes
A África do Sul é o pais mais atingido pela covid-19 na África em termos de infecções e mortes. O país está passando por uma terceira onda da doença e registrou mais de 18 mil novos casos na sexta-feira.
O ministro interino da Saúde, Mmamoloko Kubayi-Ngubane, afirmou a jornalistas que agora é provável que o pico da terceira onda supere a da onda anterior, registrada em janeiro.
Nova Zelândia
O governo da Nova Zelândia anunciou neste sábado a suspensão por três dias da chamada "bolha aérea" com a Austrália, que permitia voos sem a necessidade que os passageiros cumprissem uma quarentena sanitária por conta da covid-19.
Segundo o Ministério da Saúde, o período será suficiente para que as autoridades possam adequar os protocolos para evitar uma alta nos casos da doença, já que os australianos voltaram a registrar uma série de pequenos surtos.
A "bolha aérea" estava em vigor desde abril porque a situação epidemiológica nas duas nações é considerada de baixo risco de transmissão.
No entanto, o governo australiano anunciou um período de duas semanas de lockdown para Sydney e algumas cidades vizinhas por conta do aumento de contágios registrados nos últimos dias. Foram 80 casos da doença, que foram relacionados com um voo vindo do exterior. Ao todo, cerca de cinco milhões de australianos precisarão cumprir a regra.
As duas nações estão entre as consideradas as melhores na gestão da pandemia de covid-19 no mundo.
Com uma população de 25,3 milhões de pessoas, a Austrália registrou 30.457 contaminações e 910 mortes. Já a Nova Zelândia, com seus cinco milhões de habitantes, teve apenas 2.730 casos confirmados e 26 óbitos.