Os EUA assumiram a presidência rotativa do Grupo dos 20 na semana passada, depois de boicotar a cúpula que o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, organizou em Johanesburgo.
Por Redação, com Reuters – de Pretória
A Presidência da África do Sul brincou nesta quinta-feira que o país “fará um intervalo comercial” do G20 enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lidera o grupo, depois que o governo de Trump confirmou que não convidará a África do Sul para participar.

Os EUA assumiram a presidência rotativa do Grupo dos 20 na semana passada, depois de boicotar a cúpula que o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, organizou em Johanesburgo.
– Por volta desta época no próximo ano, o Reino Unido assumirá a presidência do G20. Poderemos nos engajar de forma significativa e substantiva sobre o que realmente importa para o resto do mundo – disse o porta-voz de Ramaphosa, Vincent Magwenya.
– Por enquanto, faremos um intervalo comercial até retomarmos a programação normal – escreveu ele nas mídias sociais.
Washington e Pretória
As relações entre Washington e Pretória atingiram um ponto baixo este ano, pois Trump fez repetidamente afirmações falsas sobre um “genocídio branco” na África do Sul e criticou o país por suas políticas destinadas a abordar a desigualdade racial.
O governo de Trump também se opôs ao tema da presidência do G20 da África do Sul, que era “solidariedade, igualdade e sustentabilidade”.
Trump já havia dito que a África do Sul não será convidada para a cúpula dos líderes do G20 que ele organizará no próximo ano na Flórida, mas não estava claro se Pretória também seria excluída das muitas reuniões que a antecederiam.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, pareceu confirmar na quarta-feira que a África do Sul não poderá participar de nenhum compromisso do G20 no próximo ano.
– O presidente Trump e os Estados Unidos não farão um convite ao governo sul-africano para participar do G20 durante nossa presidência – disse ele em um comunicado.
A África do Sul é um membro fundador do G20, que reúne as maiores economias do mundo.
O porta-voz da presidência, Magwenya, disse anteriormente que Pretória não faria lobby com outras nações para obter apoio, mas que havia recebido mensagens de solidariedade de vários outros membros do G20.