O cantor de R&B Usher, que gravou o álbum mais comentado do ano e outros quatro singles de sucesso, ganhou 11 prêmios no Billboard Music Awards, em Las Vegas, na quarta-feira, dividindo as conquistas com Alicia Keys, OutKast e Kanye West.
A premiação anual homenageia artistas com base em seu desempenho nas paradas musicais, divulgadas semanalmente pela Billboard, revista da indústria musical.
O álbum "Confessions", de Usher, vendeu 7,1 milhões de cópias nos Estados Unidos desde seu lançamento em março. Recentemente, ele virou o primeiro artista em 34 anos a atingir quatro vezes em um ano o topo das paradas dos 100 singles mais vendidos. No mês passado, ele arrebatou o American Music Award e o MTV Europe Award.
Entre os prêmios, o músico de 26 anos recebeu o de melhor artista do ano, melhor álbum do ano e single do ano pela faixa "Yeah!", que conta com a participação de Lil Jon e Ludadris.
"Faz mais ou menos 10 anos que começamos e sabíamos que isso ia acontecer", disse Usher. "Não lançamos um disco se não for para ser um número 1, não é?"
A cantora de R&B Alicia Keys angariou sete prêmios Billboard, o duo OutKast ficou com cinco e o rapper West, quatro. Usher foi para o evento com 13 indicações, seguido por Keys, com 12. OutKast e West empataram com sete indicações cada.
No dia anterior, West recebeu 10 indicações para o Grammy, enquanto Usher e Keys ficaram com oito cada. Os vencedores do Grammy, o prêmio de maior prestígio da indústria musical, serão anunciados em Los Angeles no dia 13 de fevereiro.
Em um sinal dos tempos, a Billboard inaugurou uma categoria de ringtones do ano (tons de chamada para celulares), cujo ganhador foi o rapper 50 Cent, com o hit "In Da Club".
Stevie Wonder recebeu o já anunciado prêmio de honra vitalício da Billboard, o Century Award, com a participação de Quincy Jones e Diana Ross para a homenagem póstuma.
Além de Usher e Keys, as bandas Green Day e Evanescence, a cantora Gwen Stefani e o rapper Nelly se apresentaram durante o evento.