O vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) que deve ser o último a trazer brasileiros da região de conflito no Líbano chegou, na manhã desta segunda-feira, ao Recife (PE). Os 110 passageiros trazidos no avião estavam em Adana, na Turquia. Entre eles, há 20 crianças.
Com a chegada desse vôo, chega a 3,1 mil o número de brasileiros que já deixaram o país em guerra. O avião seguirá para São Paulo, onde a maioria dos passageiros deverá desembarcar.
Apenas o pernambucano Roque Demétrio Cordeiro, 30 anos, desembarcou em Recife. Ele vivia na cidade libanesa de Yarze, há um ano e oito meses. Cordeiro contou que apesar do cessar fogo determinado pelo Conselho de Segurança Organização das Nações Unidas (ONU) a situação da população ainda é de estresse constante. A trégua temporária não vem sendo respeitada pelo exército de Israel e os bombardeios continuam, principalmente à noite.
Ele informou também que gêneros os alimentícios estão sendo racionados.
- Quando saí, as prateleiras dos supermercados estavam começando a ficar vazias e também faltava gasolina - disse.
Esse foi o décimo-quarto vôo da missão humanitária organizada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. De acordo com a tripulação da FAB, não há previsão de novos vôos da Turquia para o Brasil.